25 junho 2014

Beleza é Saúde: Método Pilates

Olá pessoal, tudo bem? Depois de muito tempo, hoje venho falar para vocês sobre a tag Saúde do nosso blog (Beleza é Saúde), que devido a correria acabou ficando para trás, mas vamos dar início com um tema muito comum, porém que muita gente tem dúvidas, que é o Método Pilates!


É muito comum hoje vermos famosas postando fotos de suas aulas de pilates, todo mundo ouve dizer que é bom, mas quase ninguém sabe a seu respeito, então à partir de minha formação como Fisioterapeuta, tentei trazer de forma bem simples, porém com base em artigos científicos, o que é e quais são os benefícios deste método


O Método Pilates foi desenvolvido na década de 1920 por Joseph H. Pilates, o método trabalha o corpo como um todo e não apenas por partes, é exatamente por isso que se difere de outras formas de exercícios, seguindo uma “filosofia de atividades que provoca a integração física e mental”, por isso exige-se do aluno uma concentração específica nos músculos que estão sendo trabalhados, porém, sem desviar a atenção do corpo como um todo. Trata-se de uma filosofia de treinamento do corpo e da mente, que trabalha o equilíbrio corporal e a reeducação postural com o objetivo de conseguir um controle preciso do corpo.







Quanto aos benefícios deste método, são muitos, mas podemos citar alguns, como o fortalecimento do corpo ou aumento do tônus de músculos que estão estirados ou enfraquecidos, especialmente a musculatura abdominal que compõe o centro do corpo e que auxilia na manutenção da postura, a melhora no alongamento de músculos encurtados ou tensionados, o desenvolvimento da consciência corporal, a melhora na coordenação, postura, equilíbrio, flexibilidade, aumento da mobilidade articular, desenvolvimento dos músculos que suportam a coluna, o que ajuda a aliviar dores crônicas na região.






Além de tudo, trata-se de uma atividade que promove benefícios emocionais, como aumento na concentração, o alivio do estresse físico e mental, o aumento da confiança, e muitos outros
.
Gostaram? Bom, espero que neste breve resumo sobre o Método Pilates, vocês possam ter aprendido algo e que sirva de motivação para que procurem um Fisioterapeuta e façam uma aula experimental, para poderem cuidar do corpo e mente de forma saudável!

Para quem já conhece e faz Pilates, deixem seu comentário me contando sobre sua experiência e para motivar as pessoas a fazerem também!


Beeeijo Beeijo 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Feita de Algodão. Todos os direitos reservados.©
Design e codificação por Sofisticado Design