09 novembro 2015

Beleza é Saúde: A importância do café da manhã

Segunda-feira, dia mundial da consciência pesada e do início das dietas que terminam no dia seguinte hahahaha Hoje quero trazer para vocês uma dica super legal de uma nutricionista pra lá de excelente! O artigo que vocês irão ler agora foi escrito aqui no blog por ela, Camila Cristiane Novak – Nutricionista – CRN2-10797. E tenho certeza que vocês irão adorar! Bora conferir então?!




Mesmo sabendo que o café da manhã é a refeição mais importante do dia, muitas pessoas deixam de realizá-la, seja por falta de apetite, esquecimento, preguiça e por falta de tempo. Mas esta é uma atitude errada, que deixa o organismo com uma carência de energia. O que muitos não sabem é que a primeira refeição do dia ajuda tanto crianças como adultos a terem uma vida mais saudável, pois está envolvida na melhora do desempenho intelectual e no melhor desenvolvimento nas atividades diárias.
Mais do que ter consciência sobre a importância dessa refeição, é preciso conhecer seus benefícios e os prejuízos que a falta dela pode trazer ao nosso organismo e é sobre isto que escrevo hoje.
Um estilo de vida saudável começa com um café da manhã equilibrado. A quebra de jejum deve ser feita assim que a pessoa acorda, pois estamos, teoricamente, mais de 8 horas sem receber nenhum tipo de alimento. Nem sempre sentimos os primeiros sinais de fome imediatamente após despertar, muitas vezes só percebemos isto no meio da manhã e nem sempre é possível fazer um lanche nesse horário, o que fará a fome aumentar muito até o horário do almoço e certamente se comerá em excesso. Devemos lembrar que durante o sono o nosso organismo continua trabalhando e gastando energia para executar suas funções, e é o café da manhã que irá repor o que foi utilizado, fornecendo os nutrientes e vitaminas para que possamos realizar as atividades do dia a dia com disposição.
É no início do dia que precisamos de alimentos que funcionam como combustíveis para o corpo. Uma boa alimentação pela manhã, ajuda a controlar o ganho de peso indesejado, pois leva a um menor consumo de calorias ao longo do dia, por reduzir a ingestão de pequenos lanches, ou seja, reduz o famoso ato de beliscar, e ainda contribui para diminuir a quantidade de alimentos que consumimos no almoço. Caso você comece o dia sem suprir as necessidades energéticas, consequências como lentidão dos movimentos, raciocínio confuso, perda de memória, dores musculares e de cabeça, tontura e até mesmo desmaios em alguns casos mais graves poderão acontecer.
Aqueles que, por qualquer motivo, não tomam café da manhã, antes de mais nada devem descobrir o motivo. Pode ser que estejam comendo muito tarde – e em grande quantidade – na noite anterior. Se for esse o caso, é preciso empenho para mudar o hábito. A mudança de alguns costumes é o ponto de partida para quem deseja ganhar saúde, bem-estar e alguns anos de vida a mais por meio da alimentação.

Confiram algumas dicas para um café da manhã equilibrado:

CEREAIS, PÃES: devemos sempre dar preferência pela versão integral, optando entre pães, bolachas salgadas, cereais matinais, aveia ou farelos. Estes alimentos são nossa principal fonte de carboidratos. 

FRUTAS: fonte de fibras, vitaminas e cereais. Devem ser utilizadas com casca, para melhor aproveitamento dos nutrientes. Os sucos não devem ser coados.

LEITE E DERIVADOS: são alimentos importantes, em qualquer faixa etária. Fonte de cálcio e proteína, podemos optar pelo leite desnatado ou semi-desnatado, reduzindo assim o consumo de gordura, sem sofrer alteração nos nutrientes principais. Os iogurtes e queijos também são boas fontes destes nutrientes e como no caso do leite as versões com baixo teor de gordura (light) mantém suas propriedades.

GORDURAS: procure evitar manteiga e margarina, opte pelos queijos magros que fornecem menos calorias.


A quantidade de cada alimento dependerá das necessidades calóricas de cada indivíduo.

Varie os ingredientes, mantenha o equilíbrio entre os nutrientes e faça do desjejum uma excelente refeição para começar bem o seu dia.

A Nutri Camila Novak tem uma página no facebook super bacana em que ela posta dicas bem úteis e criativas para nos ajudar no dia a dia, vale muito a pena conhecer, então se vocês ainda não conhecem, vou deixar o link aqui para vocês!


Beeijo Beeijo


Um comentário:

Feita de Algodão. Todos os direitos reservados.©
Design e codificação por Sofisticado Design