16 novembro 2015

Beleza é Saúde: Light, Diet e Zero, você sabe diferenciá-los?

Com a grande diversidade de produtos que existem atualmente no mercado, fica difícil saber qual a melhor opção em determinados casos. Alimentos light, diet e zero costumam gerar confusão aos consumidores na hora da compra. As principais dúvidas que surgem em relação a esta questão são: Qual dos produtos (light, diet, zero) é o mais indicado para quem quer emagrecer? Qual deles não contém açúcar? Afinal, qual a diferença entre eles? Muitas pessoas não sabem, mas alguns produtos light ou diet podem ser tão ou mais calóricos que os normais.


 Seguem as definições para esclarecer as suas dúvidas e auxiliar na escolha dos alimentos mais indicados para seus objetivos alimentares.

LIGHT – Alimentos com redução mínima de 25% de um ou mais componentes presentes na composição de um produto se comparado com o original. Esta redução pode ser de calorias, açúcares, gorduras, sódio ou outros nutrientes. É indicado para pessoas que desejam reduzir o teor de açúcares, gorduras ou sal na alimentação.
Atenção: nem todo alimento light é próprio para perda de peso. A redução calórica de certos alimentos é muito pequena.

DIET – Alimentos com ausência total de um componente (açúcar, glúten, proteína, gordura, sódio, entre outros). É recomendando para uma população específica, que exijam restrição de algum dos nutrientes já mencionados.
A real diferença entre ligh e diet está na quantidade permitida de nutrientes. Enquanto que o diet precisa ser isento 100%, o light deve apresentar uma redução mínima de 25% de nutrientes ou calorias. Outra diferença, é que o alimento light não é, necessariamente, indicado para pessoas que apresentem algum tipo de doença (diabetes, colesterol elevado, celíacos).

ZERO – Alimentos com isenção de açúcar com redução de calorias ou isenção de nutrientes em relação ao produto original. Um refrigerante zero, por exemplo, é aquele que não possui em sua composição açúcares e conta com uma baixa quantidade de calorias. É indicado tanto para pessoas com diabetes, quanto para aqueles que desejam cortar o consumo de bebidas mais calóricas.
É importante salientar que estes produtos devem ser consumidos em pequenas porções. Geralmente as pessoas acreditam que podem consumir mais, por ter menos calorias.

Na prática
            Para termos uma ideia, 1/3 de uma barra de chocolate ao leite de 30g contém 132 Kcal (calorias) e 7,3g de gorduras totais enquanto que a mesma quantidade de chocolate ao leite diet possui 142 Kcal e 9,9g de gorduras totais. Neste caso, o produto diet é isento de açúcares, porém apresenta maior teor de calorias e gorduras que o original. Não é indicado para a perda de peso, somente para dietas restritas em açúcar. 

Ler os rótulos dos produtos light, diet e zero e compará-los com  o alimento convencional será a melhor forma de verificar se eles atendem as suas necessidades. 


Esse foi mais um artigo escrito pela Nutricionista Camila Novak, tenho certeza que assim como eu, muitas pessoas tinham uma dúvida enorme sobre esses tipos de alimentos e espero que isso ajude vocês na próxima compra. Não se iludam com os "títulos" que certos alimentos recebem, fiquem atentas! Esperamos muito que tenham gostado e aceitamos sugestões de dúvidas nutricionais que vocês possam ter!





Beeijo Beeijo


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Feita de Algodão. Todos os direitos reservados.©
Design e codificação por Sofisticado Design